quarta-feira, 5 de junho de 2013

Os segredos da lata de atum

No passado dia 09 de maio, a turma de Técnico de Processamento e Controlo da Qualidade Alimentar, acompanhada pelos formadores Janete Fonseca, Ricardo Freitas e Dália Cardoso, realizou uma visita de estudo a três unidades fabris da nossa ilha.
Os locais visitados foram a Cooperativa Agrícola de Lacticínios dos Lourais, Santa Catarina Indústria Conserveira S.A. e a Finisterra – Cooperativa de Lacticínios do Topo CRL.
Os alunos tiveram a oportunidade de esclarecer questões relacionadas com a higiene e segurança alimentar, técnicas de análise da matéria-prima para deteção de microrganismos e procedimentos e equipamentos de higiene, saúde e segurança no trabalho.
Em relação à laboração das fábricas de produção de queijo, observaram a chegada da matéria-prima à Cooperativa Agrícola de Lacticínios dos Lourais e a rápida análise à qualidade da mesma. Na Finisterra tiveram contacto direto com a pasta que depois de colocada nos cinchos e prensada dará origem ao queijo do Topo tal como o conhecemos.
De salientar que ambas as fábricas foram recentemente certificadas com a NP EN ISO 22000:2005, norma portuguesa que regula os sistemas de gestão da segurança alimentar.
Em Santa Catarina Indústria Conserveira S.A. ficaram a conhecer o impacto na comunidade do concelho e a campanha de marketing desenvolvida para aumentar o volume de vendas do produto. Visitaram a fábrica onde observaram a limpeza e embalamento do pescado.
nadas com a higiene e segurança alimentar, técnicas de análise da matéria-prima para deteção de microrganismos e procedimentos e equipamentos de higiene, saúde e segurança no trabalho.


Por Janete Fonseca

Sem comentários: