quarta-feira, 26 de março de 2008

Fim ao campismo selvagem, limitação às motos e aos geradores na fajã

Este artigo resulta da observação directa de um conjunto de situações de degradação ambiental que importa resolver. A área da fajã da Caldeira de Sto Cristo é uma área muito vulnerável, rica em património natural e paisagístico; infelizmente, e cada vez mais, a acção do Homem está a interferir na paisagem. É muito importante estabelecer um conjunto de regras que permitam preservar toda esta riqueza para que as gerações futuras possam disfrutá-lo.
A Secretaria Regional do Ambiente tem feito um esforço para minimizar este problema, o Sr. Miguel ( “o guarda da fajã”) tem feito um excelente trabalho no que respeita à recolha e separação dos lixos. Numa entrevista recente, falou-nos na criação de um centro interpretativo. Porém, ainda há muito a fazer. Temos de pensar numa estratégia para acabar com o campismo selvagem que se faz na fajã. O uso das motorizadas é importante para quem frequenta regularmente a fajã ou para quem lá reside, nomeadamente para o transporte de materiais pesados como as bilhas de gás; mas, para o utilizador esporádico não se justifica o uso das motorizadas visto que prejudica a fauna e flora daquela área.
Sendo um local de excelentes ondas para o surf não seria de toda a utilidade utilizar essa energia para o abastecimento energético da fajã reduzindo, assim, o crescente uso de geradores?

Sem comentários: