terça-feira, 4 de março de 2008

Vamos limpar a Caldeira!



Sumário do projecto:


Este projecto visa sensibilizar os jovens para as questões ambientais, principalmente no que concerne à poluição de lixos domésticos nas áreas costeiras. A intervenção será levada a cabo na Caldeira do Santo Cristo, Reserva Ecológica, em parceria com a Associação Amigos da Caldeira.


Descrição do projecto:


O presente projecto visa, numa primeira fase, a constituição de uma parceria informal com a Associação Amigos da Caldeira no sentido de se consertarem estratégias de intervenção e de sensibilização daquele espaço único. Posteriormente, realizaremos acções de limpeza da orla costeira envolvente à Caldeira, realizando em simultâneo o acompanhamento jornalístico das mesmas. Este acompanhamento jornalístico permitirá a realização subsequente de panfletos que serão distribuídos pelas várias escolas do concelho, com o intuito de alertar as crianças e jovens para a necessidade de se proteger a nossa orla costeira.

1 comentário:

episj - jovens reporteres disse...

Porquê deste projecto – “Vamos limpar a Caldeira”

A ilha de S. Jorge é internacionalmente conhecida pelas suas fajãs. Para aqueles que não sabem uma fajã é um desprendimento de terra da arriba, que cai até ao mar, geralmente aproveitado para terrenos de cultivo.
A Fajã da Caldeira de Santo Cristo é provavelmente a fajã mais conhecida da ilha.
Esta fajã tem uma lagoa que abriga o único viveiro natural de amêijoas em todo o arquipélago dos Açores. Em 1984 foi classificada como reserva natural, pelo Governo Regional dos Açores, especialmente por causa da existência das amêijoas.
Além de toda a envolvência e beleza paisagística esta fajã é sobejamente conhecida como um santuário para a prática do bodyboard e surf.
É por este paraíso jorgense que nós lutamos. É por nós! É por todos os leitores! E sobretudo é para que as gerações futuras possam disfrutar desta beleza natural.


Os Coordenadores do Projecto